quinta-feira, 27 de maio de 2010

Digestão do Tubarão Martelo

Sistema Digestivo do Tubarão-Martelo


A boca é ventral com fileiras de dentes revestidos de esmalte, sendo substituídos continuamente a partir da parte traseira da boca, à medida que são perdidos. A língua achatada adere ao assoalho da boca.

Nos lados da faringe existem aberturas que vão ter aos espiráculos e às fendas branquiais. O esófago curto conduz ao estômago em forma de J, que termina num músculo circular, a válvula pilórica.

O intestino une-se directamente à cloaca e ao ânus. No intestino há um septo disposto na válvula espiral, coberto com uma membrana mucosa, que retarda a passagem do alimento e oferece maior área para absorção e fígado.
O grande fígado com dois lobos prende-se na extremidade anterior da cavidade do corpo. O fígado possui grandes quantidades de óleo, o que confere grande flutuabilidade chegando por vezes a compor 20% do peso do corpo, mas em algumas espécies tal não é suficiente, pois se pararem de nadar afundam-se.

A bílis do fígado é recolhida na vesícula biliar para a parte interior do intestino. O pâncreas situa-se entre o estômago e o intestino, uma glândula rectal prende-se dorsalmente na união do intestino com a cloaca.

O ânus abre para a cloaca.

Bibliografia

Texto: http://www.zucasesimbra.com/oclube/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=58

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal4.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/respiracao-cutanea/imagens/cutanea11.jpg

Imagens – http://www.google.pt/


Trabalho elaborado por:

Luís nº18

Nicolau nº19

Tiago nº23


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Digestão do Tubarão Branco

Alimentação

Come peixes em geral. Come Leões Marinhos e Focas, que por possuirem muita gordura no corpo, são um dos seus "pratos" predilectos , pois quando comem bastante gordura podem ficar bastante tempo sem ter que se alimentar de novo.

O Grande Branco também come outros tubarões, mais fracos ou mais velhos.

Os tubarões mais velhos sabem identificar o que é a comida deles: no caso dos seres- humanos, não fazemos parte da sua “ementa”; enquanto os tubarões mais novos mordem-nos mas descobrem que não somos saborosos cospem.

Eles comem também pequenas baleias, tartarugas marinhas, e animais mortos a boiar na água.

Encontram-se no topo da pirâmide alimentar, apenas sendo confrotados por Orcas, as Baleias Assassinas.

Morfologia

Dentre os vertebrados possuem um dos sistemas digestivos mais simples, destacando o órgão conhecido como válvula espiralada, que literalmente funciona como um moedor de carne. Extremamente eficiente, em algumas espécies, este órgão tritura o alimento com tamanha rapidez que torna alguns tubarões eternos famintos.Válvula espiralada

Um facto curioso: os tubarões, para limparem o estômago, “deitam-no” fora o que faz com que os resíduos saiam para a água.



Tubarão a comer uma foca(em cima) Mandibula de um tubarão(por baixo)

Elaborado por: Pedro e Hugo 10º C

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Obtenção de matéria pela espécie

O lobo apresenta uma Digestão extracelular, esta representa uma importante vantagem evolutiva pois o animal pode ingerir em cada refeição maior quantidade de alimento que é armazenado e digerido durante um longo período de tempo, assim o animal não necessita de se alimentar permanentemente. A digestão ocorre em cavidades digestivas que apesar de se encontrarem no interior do corpo que lhe são externas e representam o prolongamento do meio.
Os mamíferos necessitam de uma dieta nutritiva e abundante, pois os custos metabólicos da regulação da temperatura são muito elevados. Nos carnívoros o aparelho digestivo é simples pois as proteínas, lípidos e sais minerais que se encontram na carne não necessitam de digestão especializada. O tubo digestivo humano pode ser considerado típico da classe dos mamíferos. O alimento introduzido na boca progride no tubo pelos movimentos peristálticos involuntários.
O tamanho do animal é decisivo no tipo de dieta, e, logo, no tipo de sistema digestivo que irá apresentar. Nos mamíferos de maior porte geram mais calor e perdem menos calor para o meio, tolerando em processo de recolha de alimento mais demorado (carnívoros que atacam presas de grande porte).
A digestão tem início na boca onde se encontra a língua com as suas papilas gustativas e os dentes. É na boca que os alimentos começam a ser decompostos. O bolo alimentar passa através da faringe para o esófago e em seguida passa para o estômago (dilatado e, muitas vezes, em forma de U), onde se realiza parte da digestão. Então, os alimentos parcialmente digeridos passam para o intestino delgado onde continua o processo digestivo e se dá a absorção das substâncias; segue-se o intestino grosso, que é mais largo e se chama cólon e ao qual se segue o recto que termina no ânus ou na cloaca, por onde são expulsos os restos não digeríveis. É no estômago e no intestino delgado que a digestão se processa, com a intervenção de grande variedade de enzimas. Estas são produzidas por glândulas gástricas e intestinais, além dos órgãos anexos como as glândulas salivares, pâncreas e fígado, no entanto, a bílis não apresenta enzimas.
A absorção é facilitada no intestino delgado por pregas que são as válvulas coniventes cobertas com vilosidades intestinais em forma de dedo de luva, cujas células epiteliais ainda apresentam microvilosidades. Todo este conjunto aumenta a área de contacto entre os alimentos e a parede facilitando a absorção, que se realiza por difusão ou por transporte activo.


Curiosidades
O lobo ibérico consome 2 a 4kg de carne por dia e pode passar 2 semanas sem comer.
Filmes sobre lobos:
http://www.youtube.com/watch?v=wGuVwPsY7HQ&feature=related (parte 1/5)
http://www.youtube. com/watch?v=ldjxMM2
xt5c&feature=related (parte 2/5)
http://www.youtube.com/watch?v=AZFjgEFdQmc (parte 3/5)
http://www.youtube.com/watch?v=ZSDW3NBSxbM&feature=related (parte 4/5)
http://www.youtube.com/watch?v=qSAY6IWMq5k&feature=related (parte 5/5)

Estes vídeos fazem parte de um documentário da National Geographic sobre uma alcateia de lobos em que se inseriu um humano.

Bibliografia
http://curlygirl.no.sapo.pt/
http://www.faunaiberica.org/
http://canislupus.no.sapo.pt/
http://animais-em-vias-de-extincao.blogs.sapo.pt/
http://diariodoambiente.blogs.sapo.pt/
http://www.youtube.com/

Zamarreño, À. J.; Atlas Básico dos Mamíferos, Didáctica Editoras S. A., Agosto 2007, pp. 20,34,35,59,70.



Trabalho elaborado por:

  • Inês Almeida;
  • Sarah Costa;
  • Susana Querido.