quinta-feira, 27 de maio de 2010

Digestão do Tubarão Martelo

Sistema Digestivo do Tubarão-Martelo


A boca é ventral com fileiras de dentes revestidos de esmalte, sendo substituídos continuamente a partir da parte traseira da boca, à medida que são perdidos. A língua achatada adere ao assoalho da boca.

Nos lados da faringe existem aberturas que vão ter aos espiráculos e às fendas branquiais. O esófago curto conduz ao estômago em forma de J, que termina num músculo circular, a válvula pilórica.

O intestino une-se directamente à cloaca e ao ânus. No intestino há um septo disposto na válvula espiral, coberto com uma membrana mucosa, que retarda a passagem do alimento e oferece maior área para absorção e fígado.
O grande fígado com dois lobos prende-se na extremidade anterior da cavidade do corpo. O fígado possui grandes quantidades de óleo, o que confere grande flutuabilidade chegando por vezes a compor 20% do peso do corpo, mas em algumas espécies tal não é suficiente, pois se pararem de nadar afundam-se.

A bílis do fígado é recolhida na vesícula biliar para a parte interior do intestino. O pâncreas situa-se entre o estômago e o intestino, uma glândula rectal prende-se dorsalmente na união do intestino com a cloaca.

O ânus abre para a cloaca.

Bibliografia

Texto: http://www.zucasesimbra.com/oclube/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=58

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal4.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/respiracao-cutanea/imagens/cutanea11.jpg

Imagens – http://www.google.pt/


Trabalho elaborado por:

Luís nº18

Nicolau nº19

Tiago nº23


Sem comentários:

Enviar um comentário