sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sistema digestivo do Sapo Dourado

Tubo digestivo completo.
Compartimentos:
Faringe, esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Órgãos anexos:
fígado e pâncreas.
Tipo de digestão:
extracelular.


Digestão:
Na fase adulta, que ocorre no ambiente terrestre, os anfíbios são carnívoros, alimentando-se de minhocas, insectos, aranhas, e de outros vertebrados.
A língua é um dos seus órgãos mais importantes: os sapos caçam insectos quando estão em voo, utilizando a língua. Esta é capaz de alcançar vários metros de distância e é pegajosa, o que facilita a captura das presas.
Possuem dentes ao longo da sua mandíbula para moerem os alimentos antes de os engolir, são dentes fracos e não são muito utilizados para a captura de presas ágeis.
Possuem um estômago bem desenvolvido, intestino, que termina na cloaca, e glândulas, o fígado e o pâncreas. É capaz de digerir a “casca” dos insectos, devido a certas substâncias que o sistema digestivo produz.
O bolo alimentar move-se através do esófago até ao estômago. O quimo passa, por sua vez, para o intestino delgado – que se divide em três partes, o duodeno, o jejuno e o íleo -, onde ocorre a maior parte da digestão. O suco pancreático e a bílis vão actuar no intestino delgado onde, em conjunto com outros os fluidos, vão digerir os alimentos, de onde são extraídos os nutrientes. Quando o alimento passa para o intestino grosso, a água é reabsorvida e os resíduos são encaminhados para a cloaca, onde são excretados.


Sistema Digestivo do Sapo Dourado



Bibliografia:

http://isaacbio.wordpress.com/2008/06/05/anfibios/

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/anfibios.php

http://biologia.ifsc.usp.br/bio1/capitulos/cp7parte4.pdf

http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/10/glo_id/6730/menu/2/



Trabalho realizado por:

  • Ana Cristina
  • Cátia Santos
  • Daniela Isque


Sem comentários:

Enviar um comentário