quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sistema circulatório do Sapo Dourado

O sapo Dourado, tal como os outros anfíbios, têm o coração dividido em três cavidades: duas aurículas e um ventrículo. A circulação é dupla, pois o sangue percorre dois circuitos diferentes passando, em cada um deles, pelo coração: o circuito pulmonar e o circuito sistémico.
Na aurícula direita entra sangue venoso vindo dos diferentes órgãos e na aurícula esquerda entra sangue arterial vindo dos pulmões e da pele. Por contracção das aurículas, o sangue passa para o único ventrículo. Devido a existência de um só ventrículo, seria de esperar que ocorresse uma grande mistura de sangue arterial e venoso. Admite-se que essa grande mistura não ocorre devido, em grande parte, à não simultaneidade de contracção nas duas aurículas. Embora haja alguma mistura de sangues no ventrículo, a maior parte do sangue, pouco oxigenado, é lançado no circuito pulmocutâneo e a maior parte do sangue, oxigenado, vai para o circuito sistémico.
Dada a ocorrência de mistura de sangues no ventrículo, considera-se que a circulação dos anfíbios, embora sendo dupla, é uma circulação incompleta.



























Trabalho realizado por:

  • Ana Cristina
  • Cátia Santos
  • Daniela Isaque

Bibliografia:
  • SILVA, Amparo Dias da; MESQUITA, Almira Fernandes; GRAMAXO, Fernanda; SANTOS, Maria Ermelinda; BALDAIA, Ludovina; FÉLIX, José Mário. Terra, Universo de Vida 2.º Parte ∙ Biologia Biologia e Geologia ∙ 10.º ou 11.º (ano 1). Porto Editora, Porto 2007
  • http://shs.westport.k12.ct.us/mjvl/biology/dissect/frog.htm
  • http://images.google.com/imgres?imgurl=http://biotic.no.sapo.pt/images/imagem.jpg&imgrefurl=http://biologia_ano1_epatv.blogs.sapo.pt/&usg=__9yP-1wFwQpHMSrDdEH3MmnEfByc=&h=494&w=794&sz=59&hl=pt-PT&start=12&um=1&itbs=1&tbnid=S3mCNZwNem8uLM:&tbnh=89&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dsistema%2Bcirculat%25C3%25B3rio%2Banfibios%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26lr%3D%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-PT:official%26channel%3Ds%26tbs%3Disch:1

Sem comentários:

Enviar um comentário