sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lince Ibérico - Sistema Circulatório





Como mamífero que o lince é o seu sistema circulatório é igual ao de qualquer mamífero. O sistema circulatório é composto, por um coração que é um poderoso músculo (miocárdio) que bombeia o sangue para todo o organismo, e ainda por vasos sanguíneos como veias, artérias e capilares. As artérias são responsáveis pela saída do sangue para as restantes partes do corpo e são mais espessas que as veias. As veias, são responsáveis pela chegada do sangue ao coração, ao contrário da ideia muitas vezes generalizada não transportam apenas sangue venoso, mas também arterial. Os capilares são os vasos de menor calibre. A sua parede possui uma única camada de células, e ramificam-se por todo o corpo.
CoraçãoO coração, é constituído por 4 cavidades, 2 aurícula e dois ventrículos. As aurícula recebem o sangue, enquanto que os ventrículos bombeiam o sangue para fora do coração. O músculo cardíaco designa-se por miocárdio e é responsável pelos seus movimentos rítmicos. Entre o ventrículo esquerdo e direito encontra-se um septo. As aurículas comunicam com os ventrículos por válvulas.



Artérias
As artérias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue com grande pressão, uma vez que este, deverá chegar a todas as partes do corpo levando oxigénio e nutrientes a todas às
células.
Quanto a sua classificação, as artérias podem ser classificadas da seguinte forma:
Artérias pulmonares - conduzem o sangue sem oxigénio aos pulmões, onde será realizada a troca de Co2 por O2.
Artéria aorta – possui o maior calibre e recebe o sangue com grande pressão directamente do ventrículo esquerdo do coração. É através dela que se ramificam todas as demais artérias.
Arteríolas - ajudam no controle da pressão sanguínea e são as responsáveis por conduzir o sangue aos capilares, onde ocorrem todas as trocas necessárias ao equilíbrio orgânico.

Veias
As veias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue com baixa pressão, transporta o sangue através de válvulas existentes no seu interior em forma de “V” que abrem e fecham com a ajuda da contracção muscular de maneira e que o sangue suba contra a gravidade.
Quanto a sua classificação, as artérias podem ser classificadas da seguinte forma:
Veias pulmonares – conduzem o sangue oxigenado dos pulmões até ao coração.
Vénulas – vasos sanguíneos com diâmetro inferior ao das veias, que ligam as veias aos capilares.




Circulação Pulmonar



Tem como função oxigenar o sangue, que ocorre nos pulmões.
Esta circulação começa com a saída do sangue do ventrículo direito pela artéria pulmonar, passagem do sangue pelos pulmões (com trocas gasosas – hematose pulmonar) e o regresso do sangue ao coração, à aurícula esquerda, através das veias pulmonares.







































Circulação Sistémica
Tem como função a distribuição de oxigénio e nutrientes por todas as células do organismo.
O sangue arterial sai do ventrículo esquerdo, pela artéria aorta para todo o corpo e regressa ao coração, mais concretamente à aurícula direita ð(agora rico em CO2 e pobre em O2 – venoso ) pela veia cava inferior, da parte inferior do corpo e pela veia cava superior, da parte superior do corpo (cabeça).














Trabalho realizado por:
Francisco Ramalho
Jorge Ribeiro

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Veia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Art%C3%A9ria
http://www.todabiologia.com/anatomia/arterias.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cora%C3%A7%C3%A3o_humano
http://www.anatomiaonline.com/angio/coracao.htm
Material fornecido pelo professor de Biologia e Geologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário