sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lince Ibérico - Sistema Digestivo



Como já foi dito anteriormente o lince é um mamífero. Alimenta-se de animais como ratos, coelhos e de outros pequenos mamíferos. Sendo um mamífero o seu sistema digestivo é semelhante ao do homem.
Tal como o nosso, o sistema digestivo do lince tem como objectivo retirar dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. O processo no qual se faz o aproveitamento desses nutrientes chama-se digestão. Para que este processo possa ter uma maior eficácia, existem órgãos especializados.
Os órgãos especializados para a digestão são os seguintes:
- A boca – que graças a dentição e aos sucos libertados pelas glândulas salivares nos permite triturar o alimento.
- O esófago – que graças aos movimentos peristálticos, continua a degradação do alimento, enquanto o conduz para o estômago.
- O estômago – onde sucos libertados pelo fígado actuam dando continuidade à degradação anteriormente iniciada.
- O intestino delgado – onde o suco pancreático acaba a degradação alimentar e se dá a absorção dos nutrientes para o organismo.
- O intestino grosso – onde a água que se encontra nos alimentos é absorvida. O intestino grosso conduz também os resíduos da digestão para o recto, que os expele para o exterior.
Como podemos constatar o sistema digestivo do lince, como o de qualquer mamífero é idêntico ao nosso, não apresentando diferenças visíveis.

O lince alimenta-se principalmente de coelhos (cerca de 85% das presas) com podemos ver neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DQ5_qx6vNGw

Trabalho realizado por:

Francisco Ramalho
Jorge Ribeiro

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_digestivo
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f8/Digestive_system_diagram_pt.svg/433px-Digestive_system_diagram_pt.svg.png
http://www.youtube.com/watch?v=DQ5_qx6vNGw

Sem comentários:

Enviar um comentário