quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sistema digestivo do Morcego


O sistema digestivo dos morcegos é constituído por um tubo digestivo e glândulas anexas. O tubo digestivo é completo. O seu tubo digestivo é completo. Este animal realiza uma digestão extra celular.
É na boca onde começa a digestão dos alimentos que são ingeridos pelos morcegos. É neste local que os alimentos são cortados e triturados pelos dentes. Chama-se a este processo mastigação. Também é aqui que alguns nutrientes sofrem a acção da saliva que é produzida pelas glândulas salivares. A saliva é um suco digestivo que tem como função ajudar os alimentos a atravessar o organismo do morcego e ainda contém uma enzima, chamada amilase, que inicia a digestão do amido.
Em seguida, desce para a faringe. Esta tem a função da ingestão dos alimentos já mastigados. Depois de passar pela faringe, estes descem até ao esófago para chegarem ao estômago. O esófago serve como um tubo de passagem dos alimentos.
O estômago é um órgão do tubo digestivo, e que fica situado entre o esófago e o e a parte inicial do intestino delgado, o duodeno. No estômago, os alimentos continuam a ser digeridos com a acção de enzimas digestivas e depois passam para o intestino onde são acabados de digerir e absorvidos. As glândulas gástricas produzem o suco gástrico que algumas enzimas que iram digerir o alimento.
Sucos digestivos:
O suco intestinal é produzido por milhares de glândulas da parede intestinal. As principais
enzimas são a enteroquinase (transforma tripsinogênio em tripsina), as peptidases (digerem oligopeptídios, transformando-os em aminoácidos) e as carboidrases (digerem carbonatos do grupo dos dissacarídeos, como a maltose e a sacarose). O suco pancreático é uma solução aquosa e alcalina com um grande número de enzimas digestivas.
Para além das glândulas salivares que são glândulas anexas do tubo digestivo, existem também o fígado e o pâncreas. O fígado é uma glândula anexa que armazena nutrientes e produz a bílis. O fígado é um órgão que realiza centenas de reacções químicas e armazena substâncias químicas vitais, como as vitaminas e o glicogénio. Este órgão produz bílis, um liquido que dispensa, as gorduras. A bílis é armazenada na vesícula biliar e lançada no intestino delgado, através do canal biliar, quando necessária. O pâncreas é uma glândula anexa que produz hormonas e enzimas digestivas. O pâncreas está ligado ao duodeno e segrega o suco pancreático que contém enzimas digestivas. Este suco é alcalino e neutraliza o ácido produzido pelo estômago. O pâncreas produz também a insulina e o glucagon, hormonas que controlam o nível de açúcar no sangue.
O processo de digestão termina quando os nutrientes são absorvidos pelo sangue e os resíduos
são expulsos do organismo do animal através do ânus.
Importante: As gorduras (lípidos) passam pela boca e pelo estômago sem serem digeridos e ao chegar no intestino sofrem a acção da bílis (não é enzima) produzida pelo fígado cuja função é emulsionar essas gorduras (transformando em gotículas) para que possam sofrer a acção da lipase.
Curiosidades:
A adaptação dos morcegos vampiros envolve os seus sistemas digestivos e urinários. O estômago de um vampiro é extremamente alongado, com uma superfície de absorção muito maior em relação à de outros tipos de morcegos. Isso leva a uma rápida absorção da porção líquida do sangue, o plasma, logo passado para os rins e depois para a bexiga urinária. Assim, cerca de dois minutos após iniciar a ‘refeição’, o morcego vampiro começa a urinar, evitando uma possível sobrecarga de seu sistema urinário. Em seu sistema digestivo permanece a parte nutritiva: as células sanguíneas. A digestão acontece com a ajuda de enterobactérias capazes de decompor as diferentes partes do sangue.
No Brasil, o nome vampiro aplica-se popularmente aos morcegos de grande porte, da família dos filostomídeos, ou mais especificamente aos morcegos hematófagos autênticos, da família dos desmodontídeos, que se diferenciam dos primeiros pelas modificações dentárias e pelo aparelho digestivo adaptado exclusivamente ao sangue como alimento.

Bibliografia:
Http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/mamif.htm;
Http://www.colegioweb.com.br;
Http://www.emdiv.com.br/pt/;
Http://www.escorpiao.vet.br/;
Http://www.portalbrasil.net/;
Http://curlygirl.no.sapo.pt/digestao.htm;
Nota:
A informação acima descrita é sobre o sistema digestivo dos mamíferos em geral, pois a informação encontrada sobre os morcegos não é muito fiável e não encontrámos muita informação sobre este assunto.


Trabalho elaborado por:
André Marques;
Andreia Carreira;
Daniela Ribeiro;

Sem comentários:

Enviar um comentário