terça-feira, 8 de junho de 2010

Sistema Circulatório do Tubarão Martelo

O tubarao é um peixe e como peixe que é tem um sistema circulatório fechado no qual o sangue nunca sai da rede de vasos sanguíneos composta por veias, artérias e capilares. É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos.

O sistema circulatório é simples, o sangue sai do coração, circula pelas brânquias (onde o sangue é oxigenado), pelos capilares do corpo, voltando para o coração no final do ciclo. Portanto, o coração do peixe é uma única bomba (composta por duas câmaras).

O coração dos peixes possui apenas 2 cavidades: 1 átrio e 1 ventrículo. Pelo coração, só passa sangue venoso, pois ele provém do corpo e não das brânquias - sangue rico em CO2 - antes de atingir o coração.


Costituição do sistema circulatório:

Coração : É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos;

Veias – São vasos sanguíneos que levam sangue em direção ao coração.

Artérias - São vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo.

Arteriolas - As arteríolas são vasos sanguíneos de dimensão pequena que resultam de ramificações das artérias.

Capilares - Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células.

Vénulas - Uma vênula ou vénula é um pequeno vaso sanguíneo que faz o sangue pobre em oxigénio retornar dos capilares para as veias. Participam nos intercâmbios entre os tecidos e o sangue e nos processos inflamatórios, e podem influenciar o fluxo de sangue nas arteríolas através da produção e secreção de substâncias vasoativas difusíveis.

~

Descrição da circulação nos peixes:

O sistema circulatório dos peixes é essencialmente um sistema simples, em que o sangue não oxigenado passa pelo coração. Daí, ele é bombeado para as brânquias, oxigenado e então, distribuído para para o corpo. O coração possui duas câmaras. A primeira câmara do coração de um peixe, ou câmara receptora, é chamada de seio venoso. Tem uma parede fina como a câmara seguinte, o átrio, para qual o sangue passa. Do átrio, o sangue passa para o ventrículo, que tem paredes espessas, e é bombeado para fora, passando do cone arterial para a aorta ventral. O sangue da aorta ventral vai para a região branquial para ser oxigenado, passando pelos vasos brânquiais aferentes, depois disso, sai das brânquias através das alças coletoras eferentes e vai para a aorta dorsal. O sistema venoso é constituído pela veia cardinal comum, que entra no seio venoso de cada lado do corpo do peixe, sendo constituída pela fusão das cardinais anteriores e posteriores. O sangue da cabeça é coletado pelas cardinais anteriores e o sangue dos rins e das gônadas é coletado pelas cardinais posteriores. As veias abdominais laterais pares, que recebem o sangue da parede do corpo e dos apêndices pares, também entram na veias cardinais comuns. O sistema porta-renal é formado pela veia caudal e pelas duas veias porta-renais, situadas lateralmente aos rins. O sangue da região caudal passa da veia caudal para as veias porta-renais e entra nos capilares dos rins. O sistema porta-hepático coleta o sangue do estômago e do intestino e devolve-o ao fígado, de onde, depois de atravessar uma série de sinusóides, ele passa para o seio venoso por meio das veias hepáticas pares.

Bibliografia:

Texto: http://clientes.netvisao.pt/pedrogam/ictiologia.htm

http://www.wikipedia.org/

imagens:http://www.google.pt/

Elaborado por Nicolau, Luís e Tiago 10ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário