domingo, 7 de março de 2010

Ecologia do Morcego

Os morcegos são os únicos mamíferos que podem voar. Pertencem ao reino animalia e ao filo chordata. Dentro da sua classe os morcegos encontram-se na infra-classe placentalia e na ordem quirópteros. Por sua vez estão divididos em duas subordens Megachiroptera e a Microchiroptera. Os Megachiroptera são encontrados na África, Oceânia e Ásia. Nesta subordem encontram-se os maiores morcegos do mundo, alguns dos quais chegam a 2 metros de envergadura. Esta espécie de morcego não possui capacidade de ecolocalização. Os Microchiroptera são os morcegos verdadeiros, com a capacidade de ecolocalização.
Em Portugal, existem cerca de 27 espécies de morcegos. Cinco espécies não estão ameaçadas, nove encontram-se em perigo, e as restantes das espécies de morcegos são pouco conhecidas e também algumas delas ainda não estão determinadas.
Os morcegos tem uma esperança média de vida até aos treze anos, mas no entanto há morcegos que vivem por mais de vinte anos.
Os morcegos geralmente vivem pendurados em cavernas escuras, mas existe alguns morcegos que se penduram em árvores, prédios e outros edifícios, e também há alguns que ocupam ninhos de aves.
Os morcegos têm uma grande capacidade de adaptação a diversos ambientes, e apenas não são encontrados em lugares muito frios como os pólos. A alimentação dos morcegos é bastante variada de acordo com a espécie, existem espécies que se alimentam de frutas, de folhas, de peixes, de aranhas, de escorpiões, de ratos e alguns alimentam-se de néctar. Existem também os hematófagos, que são os morcegos que se alimentam de sangue de pequenos insectos.
A necessidade diária de comida dos morcegos é de aproximadamente a metade do seu peso. Os morcegos são importantes na cadeia alimentar, pois alguns são agentes polinizadores e outros possuem fezes que são um óptimo adubo, são também um controle natural de insectos e ratos o que permite que algumas espécies possam ajudar a controlar pragas na agricultura.
Os morcegos também têm os seus inimigos, e eles são as serpentes, as corujas, os ratos, os gaviões, e alguns sapos.
Os morcegos são animais inteligentes. Estes animais têm o corpo coberto de pêlo e tem uma temperatura de corpo constante. Eles têm várias formas e tamanhos e a sua estatura pode ir desde cinco centímetros até dois metros.

Curiosidades:

Num metro quadrado podem caber 2000 morcegos.

Na saliva do morcego vampiro também pode ser encontrada uma substância anti-coagulante que poderá auxiliar os médicos no tratamento de doenças vasculares.


Cadeia Alimentar do Morcego



Bibliografia

http://videos.sapo.pt/LIv4Q14eOrnUE1cisaf6

http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/morcego.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morcego

http://www.gesmo.org/Morcegos.htm

http://www.morcegolivre.vet.br/quemsao.html


Trabalho realizado por:

André Marques Nº2

Andreia Carreira Nº3

Daniela Ribeiro Nº7

Sem comentários:

Enviar um comentário